Onde encontrar as obras do Museu

O Museu o Ipiranga está fechando por tempo indefinido, mas os visitantes ainda conseguem apreciar suas obras

 

Por: Vivian Lourenço

Para evitar acidentes Museu foi interditado. Interior do monumento também tem vários pontos que precisam ser restaurados
Para evitar acidentes Museu foi interditado. Interior do monumento também tem vários pontos que precisam ser restaurados Crédito: Máquina do Mundo

Estudantes, historiadores e, principalmente, visitantes sentirão falta de poder ver o acervo histórico do Museu do Ipiranga. Porém, a direção do local informou que as obras estão sendo levadas para outros museus e até  para imóveis que poderão ser alugados próximos ao museu, no bairro do Ipiranga. Os imóveis devem passar por algumas adequações para preservar as obras.

De acordo com a diretora do Museu do Ipiranga, Sheila Ornstein, mesmo com o fechamento do local, a conservação dessas obras é realizada diariamente. Há equipes verificando as condições do acervo, além de observar as melhores alternativas, inclusive em termos de custo, para a Universidade de São Paulo (USP). “Vamos dar todas essas opções para o reitor, que irá então decidir qual a melhor situação”, destaca.

Sheila ainda observa que há uma quantidade expressiva de consulentes, de pesquisadores do Brasil e do exterior, que consultam os acervos. “Temos um site muito ativo, uma série de imagens online que podem ser pedidas à Divisão Cultural do museu, mas, como é um museu voltado à pesquisa em cultura material, o contato dos pesquisadores com os objetos é fundamental.”

Um dos locais onde as obras da época da Proclamação da República podem ser vistas é o Museu Republicano Convenção de Itu, no interior de São Paulo. O local é um dos braços do Museu Paulista. “É um imóvel de cerca de 200 anos, onde foi, digamos, tramada a República. Lá a gente tem exposições continuadas, com um acervo local, envolvendo os primeiros presidentes civis do País, mas também envolvendo acervos daqui que a gente leva pra lá. Itu é uma estância turística, um lugar agradável, as pessoas podem perfeitamente ver nossas exposições ali num final de semana”, considera Sheila Ornstein.

Além disso, a diretora também salienta que o Museu está trabalhando com alguns empréstimos para outras exposições. “Por exemplo, existe um acervo muito importante no Solar da Marquesa de Santos, no centro da cidade”.

Também foi aberta recentemente uma exposição sobre a evolução da cidade de São Paulo, sobretudo nas décadas de 1950, 60 e 70, com trabalhos do fotógrafo Werner Haberkorn. Grande parte do acervo dele pertence ao museu. A exposição fica alocada no Centro Caixa Cultural, na Praça da Sé.

Sheila Ornstein garante que há mais locais que receberão as obras do Museu. “Temos um quadro exposto no Palácio dos Bandeirantes. A gente pretende atuar com um acervo que precisa estar exposto num local com características ambientais e de segurança adequados; tudo à base de empréstimos”.

No caso do Ipiranga, continuam as ações do Serviço de Atividades Educativas, que é bastante ativo. Desde que o Museu foi fechado, a equipe responsável pelo setor está trabalhando com contêineres e tendas no Parque da Independência, com atividades em alguns finais de semana e que se intensificam em datas comemorativas, como 25 de janeiro, 7 de setembro e assim por diante.

Serviço:

Museu Republicano Convenção de Itu

Rua Barão de Itaim, 67 – Centro Histórico – Estância Turística de Itu

Tel. (11) 4023 -0240

Exposições:

De terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

Telefone: 11 40230240

Entrada Gratuita

 

Solar da Marquesa de Santos

Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé
Telefone: 11 3241-1081
e-mail: museudacidade@prefeitura.sp.gov.br

Exposição
Terça a Domingo, das 9h às 17h
Há Serviço Educativo no local
Entrada franca

 

Uma consideração sobre “Onde encontrar as obras do Museu”

Deixe um comentário